“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.Mateus 6:25-34
Hoje a ansiedade é uma das doenças da alma mais frequentes e essa palavra de tão usada não causa mais estranheza, na verdade ela se tornou parte muito comum do nosso vocabulário. O estar ansioso ou preocupado se tornou algo corriqueiro que é um choque quando dizemos que isso DESAGRADA A DEUS. Sim, a ansiedade é um pecado.
Ansiedade é uma emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior, é o sentimento de terror por eventos antecipados. Ansiedade não é o mesmo que medo. O medo é uma resposta a uma ameaça real ou percebida, enquanto a ansiedade é a expectativa de uma futura ameaça.
A ansiedade é irracional, paralisante, nociva e não deveria fazer parte da nossa vida!!
Mas quem de nós nunca andou ansioso, preocupado, inquieto?
A palavra de Deus é recheada de versos sobre como esses sentimentos devem ser combatidos e com certeza o texto de Mateus 6 é um dos mais completos sobre o assunto.
Pelo que ficamos ansiosos?
Pelo que “podemos controlar” (V 26; 28-30)
Comida, bebida e roupas são, provavelmente, as necessidades mais básicas da nossa vida. Grande porção da nossa receita mensal vai para essa finalidade o que pode gerar em nós uma ideia de controle. Considerem o texto de Tiago 4: 13-15.
Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.Tiago 4:13-15
As questões das quais acreditamos ter algum controle nos geram ansiedade em tentar GARANTIR o futuro.
Vejam o que o versículo de Mateus fala sobre as aves do céu: Elas não semeiam e nem colhem, não armazenam nada; elas saem de seus ninhos vão até o lugar onde podem achar o alimento para aquele dia e quando satisfeitas, retornam para suas casas. Você não vê aves batendo a cabeça ou se estressando por causa do desmatamento ou aquecimento global, mesmo que esse seja um problema que possa afeta-las, mas nós nos descabelamos só de ouvir a palavra crise, inflação, subida do dólar e então começamos a fazer planos para prevenir questões que ainda não aconteceram ((e que não sabemos se vão acontecer)). Assim, acabamos ansiosos.
Pelo que “não podemos controlar” (v 27)
Outra fonte de ansiedade são as situações que não podemos controlar. Não podemos controlar a morte, a doença, catástrofes climáticas, catástrofes econômicas, epidemias etc. Muitas vezes ficamos inquietos por essas coisas. Por não termos controle sobre elas nos preocupamos e desassossegamos. Talvez essa seja a mais insana das ansiedades e a que mais adoeça a nossa alma, com certeza é mais penosa pois nos (pre)ocumamos com incertezas!!
Qual o real problema
A ansiedade é para alma o que a febre é para o corpo. Não existe uma doença que se chame “febre”. Ninguém vai ao médico e ouve depois de alguns exames: “Os exames mostram que você tem febre.” A febre é um sintoma de que algo está errado com nosso corpo e a ansiedade é um sintoma de algo está errado com nosso coração.
Prioridades invertidas (v 25)
Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Quando nossas prioridades estão invertidas a ansiedade se apresenta imediatamente. Quando coisas tomam o lugar de Deus a preocupação é inevitável. Quando a vida e o corpo são usados apenas para suprir necessidades ou satisfazer prazeres e não para glorificar a Deus padecemos e sobrecarregamos nosso coração:
“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem sobrecarregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.Lucas 21:34
A ansiedade causada por prioridades invertidas tira nossos olhos das promessas de Deus e nos faz esquecer qual é realmente o objetivo da nossa vida aqui e o que nos espera no futuro.
Não confiar no amor de Deus/falta de fé (v 26, 30)
…o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
…Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Ter fé está diretamente ligado com a confiança que temos no amor de Deus. Se não confiamos que Deus nos ama e que temos valor para Ele como podemos ter fé de que Cristo morreu por nós?
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?Romanos 8:32
Quando não confiamos ou não temos fé no amor de Deus por nós ficamos ansiosos. Como poderemos entregar nossas vidas por completo ao ponto de não nos preocuparmos com o dia de amanhã se não confiamos que Deus nos ama? Como confiaremos em Seu cuidado se não estamos certos de seu amor?
É muito fácil dizer “Deus me ama” mas é muito difícil viver e agir sobre essa realidade.
Mundanismo (v. 31-32)
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas
Quando o mundo coloca sementes em nosso coração ficamos inquietos. Quando tentamos viver como aqueles que não conhecem a Cristo ficamos aflitos.
Veja que a lista de coisas que o Senhor promete nos suprir está ligado a nossas necessidades e entender isso é importante para que possamos viver TRANQUILOS E CONTENTES. Se hoje eu perguntar se você está preocupado com problemas relacionados a alimentação ou vestuário creio que a resposta seria não, creio que você fez alguma refeição hoje e que não está lendo essa mensagem sem roupas! Isso acontece porque de fato Deus tem cumprido com a sua promessa para nós.
Então porque estamos ansiosos?
Estamos ansiosos porque acrescentamos a lista alguns itens “indispensáveis”. Estamos ansioso por causa do iphone, do carro do ano, da mansão, da vigem e outras inúmeras coisas!! No mundo em que vivemos o que nos deixa ansioso não é a necessidade mas sim o LUXO. Mas são os pagãos que correm atrás dessas coisas.
De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,1 Timóteo 6:6-9
Devemos estar contentes com as bênçãos que o o Senhor nos concede a cada dia e não ansiosos pelas coisas que não temos. As pessoas no mundo estão constantemente correndo atrás de bens e satisfação e por essas coisas se endividam, adoecem e perdem o que realmente é importante. A advertência de Jesus aqui é bem simples e reflete o que Ele já havia falado muitas vezes:
“Vocês não são como os que andam nas trevas e não devem agir como tais. O prazer e esforço de vocês deve estar concentrado no reino e justiça de Deus, as outras coisas serão acrescentadas por Ele. Talvez ele tenha para você um iphone, uma conta bancaria gorda, um carro do ano, mas se Ele não tiver seu contentamento não deve estar nessas coisas, pois se estiver você ficara ansioso.”
Qual o remédio para essa doença então?
Priorizar as coisas certas (v. 33)
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça
Diante da incerteza da vida e da volta iminente de Jesus, a prudência nos adverte: Prioridade e urgência. Prioridade é aquilo que é mais importante; aquilo que ocupa o primeiro lugar. Urgência é aquilo que urge; aquilo que é iminente.
Qual a prioridade máxima de sua vida? O que é urgente para você?
No nosso dia a dia, temos a tendência de colocar a urgência antes da prioridade. Atribui-se a Eisenhower a frase: “O que é urgente raras vezes é importante, e o que é importante raras vezes é urgente”. A nossa vida é controlada pela urgência dos nossos interesses. Deixamos de lado as prioridades para atendermos o urgente.
Jesus, no Sermão do Monte, recomenda: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Temos aqui a teologia das prioridades: o reino de Deus, a justiça de Deus, o tempo de Deus.
revista ultimato
Quando priorizamos a Deus e o seu reino em nossa vida não andamos ansiosos. Sabemos o que nos espera no futuro e por isso podemos viver o presente com tranquilidade, podemos nos ocupar do reino e da sua justiça.
Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
Retirar o mundo do nosso coração (v.33)
Quando buscamos o reino de Deus e sua justiça, buscamos a santificação, buscamos a vontade do Pai, buscamos um coração como o Cristo onde Deus é o rei supremo e governa decisões, ações e sentimentos. Buscar o reino de Deus e sua justiça é o antidoto para o mundanismo. Nessa busca nosso coração se alinha ao de Deus e deixamos de lado aquilo que o mundo diz que é essencial. Quando nosso coração está limpo das coisas do mundo não ficamos inquietos pelas ofertas que ele nos apresenta, elas não nos interessam, porque o que nos interessa é a vontade de Deus.
Viver no presente, confiante no amor de Deus (v. 34)
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
A ansiedade nos leva a perder a alegria do hoje por causa do medo do amanhã. As pessoas se preocupam com exames, emprego, casas, saúde, namoro, empreendimentos, dinheiro, casamento, investimentos… mas os temores e as preocupações muitas vezes jamais acontecerão. A ansiedade é incompatível com o bom senso. É uma perda de tempo. Precisamos viver um dia de cada vez. Devemos planejar o futuro, mas vivermos ansiosos por causa dele.
Preocupar com o amanhã não nos ajuda nem amanhã nem hoje. Se alguma coisa nos rouba as forças hoje, significa que vamos estar mais fracos amanhã. Significa que vamos sofrer desnecessariamente se o problema não chegar a acontecer e vamos sofrer duplamente se ele chegar.
Hernandes Dias Lopes
Quando confiamos que Deus nos ama e que cuida de nós descansamos dos cuidados com o futuro. Sabemos que estamos bem amparados e que mesmo que as dificuldades cheguem Deus nos dará naquele momento solução, escape e conforto. Ele está conosco em todo tempo até o fim dos tempos!
Conclusão
Pare por um momento e analise a si mesmo.
Você anda ansioso, preocupado inquieto?
Se a resposta for “sim”, peça a Deus que sonde seu coração e te mostre o que há de errado.
Senhor será que tenho invertido minhas prioridades, ou talvez não confie no seu amor cuidado? Será que tenho deixado o mundo entrar em meu coração?
Peça ao Senhor que possa mudar hoje aquilo que não está coerente com a Sua vontade. Que Ele estabeleça as prioridades da sua via, que Ele seja sua primazia e que você possa confiar em seu amor e cuidado, sabendo, que Ele estará com você e providenciará tudo o que precisa!! Lembre-se
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.Salmos 23:1
Não se (PRE)OCUPE com nada apenas se OCUPE das coisas de Deus!!
Com estima
Ellen Rosane V. S. Geraldo