Elizabeth Scatliff mãe de John Newton

Você com certeza já ouviu essa música, seja na igreja ou em algum filme. “Amazing Grace” é um dos mais belos e conhecidos hinos já compostos e sua letra retrata a vida e conversão de um grande homem de Deus: John Newton. (Procurem sobre a história dessa canção. Vale muito a pena!!)
John Newton foi um pastor Anglicano que viveu, antes de sua conversão, como um violento e impiedoso traficante de escravos.
A mãe de Jonh se chamava Elizabeth e possuía uma grande força espiritual em contraste a sua condição física que era extremamente frágil. Ela foi sua primeira e mais querida professora, aquela que primeiro lhe ensinou a verdade. Sobre Elizabeth Jonh diria: “Minha querida mãe, além das chuvas que ela levou comigo, muitas vezes me elogiava com muitas orações e lágrimas a Deus; e eu não duvido, mas eu colho os frutos dessas orações ate hoje”. 
Jonh era filho único e foi criado em um lar que contrastava entre a rigidez violenta do pai, que era marinheiro e passava maior parte do tempo longe de casa, e a piedade gentil e perseverante da mãe que desde cedo o ensinou os caminhos de Deus.
Por causa da fé calorosa de Elizabeth e das longas ausências de seu pai, Jonh cresceu muito perto de sua mãe que sofria há muito tempo de tuberculose que a confinava na cama por longos períodos, mas apesar da doença ela não desperdiçou seus dias. Sabendo que o tempo com seu filho poderia ser curto, ela decidiu aproveitar ao máximo o que restava dele. Assumiu então o papel de professora e passou horas com John todos os dias. Mais tarde, Jonh escreveu: “Como eu era filho único dela, ela fez do negócio principal e do prazer de sua vida instruir-me e criar-me na doutrina e admoestação do Senhor”.
Com base na mente rápida de seu filho e na compreensão fácil da teologia, Elizabeth orou e esperou que Deus o chamasse para o ministério. Infelizmente, Elizabeth não viveria para ver tal dia. No início de 1732, morreu devido a doença com a idade de 27 anos. 
O pai de Jonh não perdeu tempo em se casar novamente sua madrasta inicialmente foi atenciosa, mas logo teve filhos e perdeu o interesse por ele, excluindo-o da vida familiar o que o fez ficar distante e rebelde se revoltando contra Deus por muitos anos até que a graça o alcançou e ele se converteu.
Quando John Newton olhou para trás em sua vida, ele foi rápido em dar crédito a sua mãe. Ele sabia que sua salvação final era inseparável do treinamento inicial que recebera dela e das muitas orações que ela havia feito em seu nome. Ele disse: “Ela tinha preenchido minha memória com muitas peças valiosas, capítulos e partes das escrituras, catecismos, hinos e poemas”.
Embora Elizabeth estivesse gravemente doente por toda a vida de seu filho, ela não permitiu que sua condição a impedisse de cumprir seu dever dado por Deus. Pelo contrário, sua doença fez com que esse dever se tornasse urgente. Ela usou a força que tinha para expressar o tipo mais profundo de amor por seu filho. Ela ensinou-o a conhecer a existência de Deus, a santidade de Deus e as exigências de Deus sobre sua vida. Ela ensinou-lhe canções que permaneceriam em sua mente e coração até o dia da sua morte. Ela ensinou-o a honrar a Bíblia e a buscar conhecimento e força espiritual. Ela ensinou-lhe as boas novas do evangelho, que a salvação é pela graça através da fé em Cristo Jesus. Ela mostrou uma doce submissão à vontade de Deus e uma profunda piedade, valorizando e obedecendo a cada palavra de Deus. Não podemos entender esse grande homem à parte de sua mãe piedosa.
Você também luta com alguma fraqueza? Doença? Limitações? Saiba que Deus quer te usar em sua debilidade para demostrar o poder do Seu evangelho. Quando dispomos nosso coração a cumprir o chamado maternal de Deus e obedecer seus mandamentos para realizar esse trabalho não importa se temos saúde, riquezas ou muito tempo de vida, Ele ira nos usar para transformar a vida dos nossos filhos!
Que não usemos nossas fraquezas como desculpa ou empecilho e sim como impulso para a maravilhosa tarefa de criar filhos para o Senhor!! Lembre-se Deus não te deu nada mais do que você pode suportar pois estando firme Nele, obediente a Sua vontade e através de Seu poder você pode todas as coisas!!

Ellen R. V. S. Geraldo

Fontes de consulta: 
The Works of John Newton
John Newton: From Disgrace to Amazing Grace.
Site: www.challies.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *