EDIFICANDO PARA ETERNIDADE

A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. Provérbios 14:1

Nesta porção das escrituras, Deus dá para nós uma importante informação, missão e advertência.

É fato que as mulheres (exercendo a função que Deus as deixou) sempre exerceram um papel fundamental na formação de uma sociedade moral e de princípios fortes. Quando abandonamos este papel vemos a sociedade desmoronar para o caos.

Em Provérbios 14:1 o sábio nos fala a respeito de dois tipos de mulheres. Não se refere a mulheres ricas ou pobres, jovens ou velhas, gordas ou magras, mas a sensata (que tem juízo; equilibrada) e a insensata (desequilibrada e irresponsável). As duas realizam o mesmo trabalho (construir uma casa) mas o resultado de ambas é bem diferente. Uma edifica a casa, ou seja, a levanta a partir do solo, segundo um plano estabelecido e a faz crescer em estatura, beleza e firmeza a outra mulher derruba (destrói) sua casa usando as próprias mãos!

1. Edificando uma Casa

Esse versículo usa uma figura de linguagem. Aqui não se está pretendendo dizer que a mulher deve construir uma casa de madeira ou tijolos. Não são de construções como essa que importam para Deus. A palavra casa aqui no original tem o sentido de lar (família), sociedade ou geração. Na verdade Deus nos afirma que a mulher sábia EDIFICA PARA ETERNIDADE e seu trabalho impacta os que estão ao seu redor nas mais variadas esferas em que ela está inserida e que esse trabalho perdura até as gerações futuras.

Mas o que significa edificar com sabedoria? O trecho em si parece trazer poucas informações para aquelas que decidem em seu coração construir suas casas sabiamente. Mas graças a Deus por sua extensa palavra que nos instrui e orienta.

Vamos ler MATEUS 7 : 24-26

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.

2. Edificando com sabedoria (v 24 e 25)

A Palavra de Deus nos ensina como devemos construir qualquer coisa nas nossas vidas. Sendo assim, se uma mulher quer ser uma esposa, mãe, profissional ou dona de casa verdadeiramente sábia que deseja edificar com firmeza não só a sua casa, mas toda sua vida, deve observar com muita atenção o que a Deus nos fala ao coração através desta porção da Sua palavra.

O PONTO FUNDAMENTAL PARA SER UMA MULHER SÁBIA, É OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS. As palavras usadas em Mateus (edificou, construiu, destruiu, sábio) e em provérbios são as mesmas e apontam para um serio problema: ouvir e não praticar!!  Em Tiago 1:23 a 25 o Espirito Santo de Deus nos ensina que, a pessoa que ouve a Palavra, e não a coloca em pratica, faz com que a Palavra de Deus tenha somente um efeito temporário, e não venha a produzir todo efeito positivo que ela tem capacidade para produzir. Por outro lado, quando alguém ouve a Palavra de Deus e, verdadeiramente a coloca em pratica, faz com que a Palavra tenha o seu máximo efeito!

Se uma mulher quiser construir o seu lar de maneira que ele seja forte e belo (um reflexo de Deus) ela tem que ouvir e praticar a Palavra do Senhor. Por exemplo: a palavra de Deus orienta que a mulher deve ser submissa ao seu marido, não deve ser fofoqueira, preguiçosa, não deve se entregar a vaidade excessiva, deve sempre fazer o bem para o seu marido, deve ser meiga, mansa, não deve falar mal do marido (nem de ninguém), deve fazer o seu trabalho de boa vontade e sem reclamar, não deve se entregar aos vícios, deve cuidar muito bem da sua casa, ter paciência, tratar os filhos com amor e carinho. Tudo isso, e muitos outros ensinamentos estão na Palavra de Deus e tenho certeza que você já ouviu metade delas em pregações ou lendo a bíblia. A pergunta é: você sabe, mas você faz?

Todas essas coisas são observadas e praticadas pelas mulheres sábias. Mas a mulher tola simplesmente rejeita esses ensinamentos e prefere ouvir as pessoas e os ensinamentos do mundo.

3. Edificando para destruição

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Mateus 7:24-26

Ouvir a palavra de Deus e não a colocar em pratica no nosso dia a dia a torna infrutífera. Muitas de nós agem assim. Ouvimos o que Deus deseja mas não obedecemos. Vamos edificando nossas casas nos achismos de terceiros (Não estou dizendo aqui pedir conselhos não é bom, mas existe um padrão de pessoa a quem devemos ouvir (Tito 2), uma pessoa que orienta bem é alguém que te orienta na palavra.)  e em convicções mundanas (a bíblia é bem clara sobre o que Deus pensa sobre o padrão mundano de fazer as coisas (Romanos 12:2) e nos não devemos nos moldar a ele. O fato de o mundo e sua sociedade estar sempre em “evolução” e que hoje são tempo “diferentes” não anula a validade permanente da palavra de Deus. Não é porque todos fazem que está certo e nem por que ninguém mais faz que está errado), mas o fim dessa construção é destruição.

4. Nossa responsabilidade

Gosto do final deste provérbio por ele me desafia: “com as suas próprias mãos”!! Muitas vezes nos gostamos de colocar a culpa da ruina de algo em nossa vida em terceiros. Quando os ventos sopram e casa é destruída nossa primeira reação é acusar o mundo ou até mesmo a Deus mas nessa situação Deus pode ser responsabilizado apenas por uma coisa: OS VENTOS. Sim!! Quem manda e permite as dificuldades é o próprio Deus e elas fazem parte da vida de todos, mas a fragilidade da casa que estou construindo é responsabilidade minha!

“Com as próprias mão a destrói” quer dizer que fui eu que fiz o meu lar frágil, inseguro e incapaz de resistir as tempestades. Eu o construí na areia da minha desobediência e negligencia e ele não pode resistir ao mau tempo.

Conclusão

Quando a mulher rejeita os ensinamentos da Palavra de Deus, ela rejeita o próprio Deus. A mulher que faz isso constrói a sua casa na areia. Quando as chuvas caem e sopram os ventos contrários, essa frágil casa construída pela mulher insensata não aguenta e cai. Tudo é destruído. Não sobra nada. Já a casa da mulher sábia é diferente. A chuva cai, a correnteza passa, os ventos sopram e tudo continua em pé. Mesmo com a pior das tempestades, a casa da mulher sensata continua porque foi edificada na rocha da obediência a palavra de Deus.

Quando ouvimos as ordem de Jesus e as colocamos em prática temos a promessa de que nossa casa resistira as tempestades e perpetuara pela eternidade!!

Com estima

Ellen Rosane V, S. Geraldo

One thought on “EDIFICANDO PARA ETERNIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *